Sal Rei, 16 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Popular à assembleia municipal da Boa Vista criticou hoje a falta de oportunidade e desemprego juvenil na zona norte, realçando que há grande aposta na agricultura, esquecendo-se também de atrair investimento turísticos para a região.
Sergio Corrá em entrevista à Inforpress, fez saber que a sua equipa que vai estar a partir de sábado na zona Norte da Boa Vista, onde pretende continuar a insistir em explicar a população a diferença entre a câmara e a assembleia municipal.
“A preocupação na zona norte é principalmente o trabalho para jovens, que precisam de mais oportunidades, e, para isso, há que criar um sistema diferente de emprego”, opinou, avançando que, a proposta do PP será principalmente de carácter económico e social.
Segundo Sergio Corrá, há uma centralidade no sector agrícola, pelo que acredita que não é suficiente para alavancar a actividade económica na zona norte, elucidando ainda que se não houver turismo, como agora, os agricultores não terão onde e como vender os seus produtos.
“Queremos levar a proposta à assembleia, de um sistema económico mais dinâmico que vai atrair investimentos, mais interesse de investidores estrangeiros e cabo-verdianos na diáspora, para que se crie oportunidades de trabalho, onde os jovens do norte possam ter a possibilidade de ter um bom rendimento e sustentar as suas próprias famílias”, sintetizou.
O candidato do PP destacou ainda que o seu trabalho como eleito municipal será de também dirigir às repartições do Estado, sobretudo as ligadas aos sectores da agricultura e da pesca, para solicitar uma actuação “mais decisiva”, no sentido de resolver alguns problemas naquela zona, nomeadamente a falta e a qualidade de água.
Nas autárquicas de 2016, na Boa Vista concorreram três candidatos, José Luís Santos (Basta), que conquistou a câmara com 57,56 por cento (%) dos votos, José Pinto Almeida (MpD), que obteve 30,60% e José Henrique Cruz (PAICV), com 10,32%.
Para as eleições do dia 25 de Outubro neste município estão inscritos 8.140 eleitores, distribuídos por 34 mesas de assembleia de voto. Em 2016 o número de inscritos era de 6.826, dos quais 4.340 votaram.
Dois candidatos concorrem à presidência da Câmara Municipal da Boa Vista, sendo José Luís Santos (MpD), que concorre à própria sucessão, e Cláudio Mendonça (PAICV). O Partido Popular apresentou uma lista somente para a Assembleia Municipal, encabeçada por Sérgio Corrá.
Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).
VD/CP
Inforpress/Fim