Ateliê debate mecanismo de apoio às micro, pequenas e médias empresas

Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – O Governo promove, esta terça-feira, na Cidade da Praia, um ateliê sobre «Mecanismo de apoio às micro, pequenas e médias empresas», visando promover uma reflexão sobre o ecossistema existente em termos de apoio e financiamento ao empreendedorismo.

Em nota enviada à Inforpress, o executivo lembra que nos últimos anos, o desenvolvimento do empreendedorismo e o acesso ao financiamento têm sido um motor fundamental na estratégia política dos sucessivos governos de Cabo Verde para fazer face aos desafios do emprego jovem.

Ciente da importância e do papel fundamental que as micro e pequenas empresas desempenham no combate ao desemprego jovem, apostou no desenvolvimento da formação profissional, na promoção do empreendedorismo e na inserção socioprofissional dos jovens na vida econômica.

A nota enfatiza que o Governo da República de Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinaram um acordo para implementação do “Projecto piloto de reforço da empregabilidade e de inclusão de jovens” que visa, por um lado, contribuir para a melhoria da situação laboral dos jovens, através de melhor gestão da formação e apoio à integração profissional, e, por outro lado, reduzir a taxa de desemprego a médio prazo.

O projecto compreende três componentes: Apoio piloto ao desenvolvimento da formação, profissional por aprendizagem; Promoção da inserção dos jovens através do empreendedorismo e Apoio à gestão do projecto.

Segundo o documento, no âmbito da implementação da componente relativa à promoção da inserção dos jovens, realiza-se um estudo de viabilidade que fará um diagnóstico completo do ecossistema actual.

“Assim, neste quadro, realiza-se um ateliê cujo objectivo é promover uma reflexão sobre o ecossistema existente em termos de apoio e financiamento ao empreendedorismo, bem como sobre os pontos fortes, fracos e desafios dos vários mecanismos envolvidos no domínio da promoção e desenvolvimento do empreendedorismo”, indicou a fonte.

Os promotores do ateliê são a Célula de Coordenação do Projecto Piloto de Reforço da Empregabilidade e de Inclusão de Jovens (PPREIJ) e o Gabinete de Consultoria “North South Consultants Exchange” (NSCE).

A abertura do evento será presidida pela secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, e o encerramento estará a cargo do presidente do conselho directivo da Proempresa, Pedro Barros.

TC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos