Assomada: Desportistas temem que degradação do Estádio de Cumbém possa comprometer época desportiva

Assomada, 30 Out (Inforpress) – Dirigentes e jogadores dos municípios de São Salvador do Mundo e Santa Catarina de Santiago temem o comprometimento da época desportiva 23/24 devido ao elevado estado de degradação do Estádio de Cumbém, em Assomada.

Em declarações à Inforpress, o director desportivo da União de Picos, Gilson Gomes, realçou que no concelho de São Salvador do Mundo ainda não há um estádio que permite às equipas realizarem os seus treinos ou mesmo competições futebolísticas a nível regional, pelo que todos os trabalhos estão a ser feitos no estádio cedido pela Câmara Municipal de Santa Catarina.

Entretanto, avançou que este estádio já não reúne as condições para o treino e muito menos para o início da época desportiva, uma vez que relvado se encontra bastante degradado, a situação das bancadas é caricata, não há balneares no estádio, entre outras situações.

Ou seja, considerou que este espaço não reúne as mínimas condições para o arranque das provas regionais.
Quanto ao estádio no município de São Salvador do Mundo lembrou que este se encontra em construção e que há garantia de que em pouco tempo estará pronto.

Por seu turno, o atleta Samuel Furtado realçou que o estádio só é lembrado quando há alguma actividade relacionada com bailes ou festival, mas que para a prática do desporto está esquecido pela própria equipa camarária.

“É lamentável ver a situação das bancadas, do relvado do estádio em si”, lamentou, acusando a câmara municipal de abandonar o sector do desporto no município.

Aliás, defendeu que a impressão que se tem é que o estádio foi feito para festas, porque nessas ocasiões são feitas obras de reparações e manutenções, mas quando o assunto é desporto ninguém aparece no local para se inteirar da situação ou então fazer intervenções.

Igualmente, CJ Heleno diz ter uma escola de futebol, o Grémio Desportivo de Nhagar, um projecto que envolve mais de 200 pessoas ligadas ao desporto, desde os 6 aos 20 anos, mas considera que no município de Santa Catarina o desporto é tido como a “última opção”.

“O estádio não está em condições nem para treino, e se a Associação Regional de Futebol de Santiago Norte decidir proibir a realização de jogos neste estádio é uma grande complicação para os clubes”, enfatizou, reforçando que, além de dificuldades na realização dos treinos, os clubes terão mais gastos, pois terão de se deslocar aos outros municípios para jogarem somente fora de casa, algo que é contra lei.

Diante deste cenário, este desportista corrobora da mesma opinião dos outros desportistas quanto ao risco que a época desportiva está a correr, defendendo, igualmente, que é necessário trabalhar o desporto, independentemente da cor e situação política, justificando que o desporto desvia os jovens de diversos males sociais.

Estes mesmos desportistas demonstraram as suas preocupações também com a situação do Pavilhão Desportivo de Nhagar, reforçando que caso não sejam tomadas medidas o empreendimento vai continuar a degradar-se.

A Inforpress contactou o presidente da Associação Regional de Futebol Santiago Norte, Vítor Silva, que prometeu um pronunciamento só depois de se ter deslocado ao referido estádio para se inteirar da situação.

E, mediante as constatações a serem feitas no terreno, avançou que vai contactar serviços da autarquia para a área do desporto.

Sobre o início da época desportiva na região norte da ilha de Santiago, informou que ainda não há uma data, justificando que a inscrição dos atletas na plataforma por parte das equipas termina esta terça-feira e só assim é possível ver se todos os clubes vão participar na época desportiva para depois agendar um encontro com os clubes e logo a realização do sorteio para dar início à época.

E sobre a situação do estádio, a Inforpress entrou em contacto com o director do Desporto da Câmara Municipal de Santa Catarina, Emanuel Coelho, mas até então não foi possível uma reação sobre o assunto.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos