Assembleia Nacional quer reactivar protocolo de cooperação com Brasil nos diversos sectores

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, enalteceu hoje o nível de relações históricas e amizade entre Cabo Verde e Brasil, adiantando que os parlamentos dos dois países vão reactivar o protocolo de cooperação nos diversos sectores.

O chefe da casa parlamentar avançou estas informações, em conferência de imprensa, realizada esta tarde na Cidade da Praia, para falar sobre o encontro com o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Artur Lira, que fez uma escala técnica no aeroporto internacional Nelson Mandela, na madrugada desta segunda-feira.

Durante o encontro, prosseguiu, foi possível passar em revista aquilo que têm sido as acções em matéria de cooperação e diplomacia parlamentar entre Cabo Verde e Brasil.

“Nós temos cooperação nos mais diversos pilares sobretudo nos pilares da educação e formação com milhares de alunos já formados no Brasil, temos também a nível da defesa e da segurança marítima com programa de cooperação com o Brasil, há programa de cooperação entre as duas policias judiciárias e também neste momento há uma missão naval do Brasil junto da Guarda Costeira de Cabo Verde”, referiu.

Lembrou, que a nível do parlamento, em 2009, foi assinado um protocolo entre as duas assembleias nacionais, mas que esta parceria ficou estagnada, daí, a iniciativa de ambas as partes em retomar esta cooperação.

“Queremos reactivar este protocolo de cooperação, manifestamos a nossa total abertura para esta cooperação profunda e profícua com o Brasil e também da parte do nosso homologo houve esta manifestação e vamos criar uma comissão conjunta entre os dois parlamentos para que possamos levar a cabo programas e projectos de cooperação a nível parlamentar dos mais diversos sectores”, informou.

Sem, no entanto, avançar a data específica para a concretização deste objectivo, Austelino Correia explicou que o primeiro passo desta iniciativa será a criação da referida comissão que irá apresentar propostas concretas para a retoma da parceria.

CM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos