Assembleia Municipal de Santa Catarina aprova voto de pesar pelo falecimento de Pedro Freire

Assomada, 14 Set (Inforpress) –  A Assembleia Municipal de Santa Catarina, interior de Santiago, reunida em sessão ordinária aprovou hoje um voto de pesar pela morte do ex-presidente da câmara local, Pedro Freire, e guardou um minuto de silêncio em sua memória.

O documento, aprovado por unanimidade, lembra o malogrado como “um homem político e magistrado, com uma carreira de grande craveira, totalmente dedicada à causa da magistratura judicial”.

“É com profunda tristeza que os Órgãos Municipais assinalam a morte do nosso saudoso e eterno Pedro Monteiro Freire de Andrade, salientando a sua dimensão humana, profissional e política, e transmitindo o mais sentido pesar à família e amigos. Todos sentimos profundamente a sua ausência”, lê-se no voto apresentado.

No documento os eleitos municipais manifestaram à família do malogrado as mais sentidas condolências e recomendaram à câmara municipal que pondere a atribuição do nome de Pedro Monteiro Freire de Andrade a uma artéria, praça ou jardim da cidade de Assomada, “cidade que ele tanto amou e pela qual tanto fez”.

Pedro Freire de Andrade faleceu a 28 de Agosto em Portugal, onde se encontrava de férias e a caminho de Cabo Verde.

Foi vítima de duas paragens cardíacas, após ter sido operado ao coração na sequência de um enfarte ocorrido na semana passada em Lisboa.

O magistrado trabalhava desde os finais de 2002 em Timor-Leste, depois de se ter candidatado a um cargo de assessoria jurídica nas Nações Unidas (via PNUD), para ajudar na formação de magistrados no novo Estado independente.

Com o fim da missão das Nações Unidas foi recrutado pelo Parlamento Nacional, também como assessor jurídico, onde trabalhava até agora (por cerca de dez anos), tendo contribuído para a elaboração e ajudado a aprovar muitos diplomas estruturantes do Estado de Direito Timorense.

Foi ministro da Justiça num dos Governos do Movimento para a Democracia (MpD) e, depois, presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, eleito nas listas deste partido.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos