Artistas cabo-verdianos já podem candidatar-se ao Programa “EnPalco100Artistas”

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – Os artistas residentes em Cabo Verde têm, até ao dia 12 deste mês, para candidatarem-se ao programa “EnPalco100Artistas”, criado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para apoiar a classe artística e criativa durante a pandemia da covid-19.

Este programa, segundo uma nota do Governo, está enquadrado no conjunto de medidas para ajudar os artistas e fazedores da cultura a ultrapassar este tempo de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“O Governo, ciente do papel da arte e da cultura na formação do cidadão, estabelece esta medida de protecção social à classe artística e criadora e enfatiza o grande contributo deste neste momento delicado e excecional”, lê-se o comunicado.

“EnPalco100Artsitas”, segundo o mesmo documento, tem como finalidade a transferência de verbas para artistas e criadores com residência fixa em Cabo Verde, que vivem exclusivamente da arte e que devido às medidas de contingência e confinamento viram canceladas as suas actividades profissionais e artísticas.

O foco do programa é escolher, de 6 a 12 de Abril, 100 (cem) artistas, actuações e performances, nas áreas artística como, as Artes Plásticas, a Dança, a Música, o Teatro, Stand Up Comedy e Slam Poesia /Literatura, agrega-las numa plataforma e disponibiliza-las online, de forma gratuita.

Segundo o regulamento, o Governo vai atribuir um montante de 10 mil escudos para cada actuação/performance, mas caso o artista beneficie de qualquer outra prestação atribuída pelo Estado de Cabo Verde, durante a vigência das medidas restritivas adoptadas no âmbito da pandemia do Covid-19, terá direito apenas a 60 por cento (%) do montante previsto.

Numa altura em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as classes profissionais, sem excepção, e famílias enfrentam o desafio de reinventarem as suas profissões e, consequentemente, manterem os seus rendimentos e a sua sobrevivência.

Cabo Verde declarou Estado de Emergência no passado dia 29 de Março e desde então, de acordo com o comunicado, o Governo tem trabalhado “incansavelmente” nas medidas de protecção social para todas as famílias, na ideia fixa e central de que a “maior prioridade”, neste momento único e difícil, é o povo cabo-verdiano.

Os interessados podem aceder ao regulamento através de https://bit.ly/edital_Enpalcos100Artistas e aceder à plataforma de candidatura através do link: https://bit.ly/EnPalcos100Artsitas.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos