Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – Mulheres ligadas ao ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) reúnem-se esta quinta-feira, por videoconferência, para partilharem as suas experiências e falar da importância desta área para o empoderamento no feminino e desenvolvimento do País.
Promovida pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), o evento acontece no âmbito do Dia Mundial das Mulheres nas TIC, celebrado a 23 de Abril, sob o lema: “Expandir horizontes, mudar atitudes”.
De acordo com o comunicado da ARME, a Webinar (videoconferência via internet), será transmitida ao vivo no Facebook da agência, subordinada ao tema: “As TIC enquanto ferramentas de mitigação e combate à infoexclusão de género”.
O certame, aponta a mesma fonte, que decorre numa “altura difícil” pela qual o mundo passa por causa do novo coronavírus, visa incentivar as mulheres e meninas dos diferentes países membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT) a se enveredarem por esta profissão, na medida em que a “maioria esmagadora dos profissionais” desta área são do sexo masculino.
“Este ano, em virtude da covid-19, a ARME promove este evento, com as participações de mulheres ligadas às TIC que, a partir das suas casas e em interacção com as internautas via Facebook, vão partilhar as suas experiências e falar da importância desta área de conhecimento para o empoderamento no feminino e desenvolvimento do país”, lê-se na nota.
O encontro conta com a participação da directora do Departamento de Gestão e Controlo de Espetro Radioelétrico da ARME, Ana Lima, presidente da CV DIGITAL, Elcelina Silva, presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Rosana Almeida, para além de Suzete Centeio, do Departamento das Tecnologias de Informação na ARME.
Ana Lima irá falar sobre as medidas para promover a inclusão digital das mulheres, Rosana Almeida irá partilhar as perspectivas da instituição sobre a utilização das tecnologias no combate à Violência Baseada no Género (VBG) e empoderamento económico e político de meninas e mulheres em Cabo Verde, e Elcelina Silva irá olhar para a educação disruptiva e o empoderamento económico das mulheres, avança a mesma fonte.
O “Girls in ICT Day” (as mulheres no dia das TIC) é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações e tem por objectivo aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreira na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).
AV/AA
Inforpress/Fim