Angola: João Lourenço visita Rússia e condecora Vladimir Putin com Ordem Agostinho Neto

Moscovo, 04 Abr (Inforpress) – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, condecorou nesta quinta-feira, em Moscovo, o seu homólogo da Federação Russa, Vladimir Putin, com a Ordem Agostinho Neto, a mais alta distinção do Estado angolano.

Conforme revela a Angop (Agência angolana de notícias), a condecoração a Vladimir Putin é um reconhecimento do Estado angolano ao apoio prestado pelo povo e governo russo a Angola, desde os primeiros anos da independência nacional.

“Se alguém merece receber este reconhecimento é, sem dúvidas, o povo russo”, afirmou o Presidente João Lourenço, quando questionado sobre as razões da condecoração ao chefe de Estado russo.

Através do Presidente Vladimir Putin, prosseguiu João Lourenço, agradecemos o povo russo por todo o apoio prestado e que continua a dedicar ao povo angolano.

A Ordem Agostinho Neto é constituída por um único grau e é concedida a nacionais e estrangeiros, em particular chefes de Estado e de Governo, líderes políticos e outros indivíduos de renome.

Entre os condecorados com a Ordem Agostinho Neto estão Nelson Mandela (1990), José Eduardo dos Santos (1991), Kenneth Kaunda (1992), Omar Bongo (1992), Aristides Pereira (1992), Quett Masire (1992), Joaquim Chissano (1992), Manuel Pinto da Costa (1992), Fidel Castro (1992) e Marcelo Rebelo de Sousa (2019).

De acordo com a Angop, antes da condecoração, os dois chefes de Estado reuniram-se no gabinete de trabalho do Presidente Vladimir Putin, tendo analisado a expansão da cooperação bilateral nos campos comercial, económico, humanitário e questões actuais da agenda internacional e regional.

Na ocasião, o Presidente João Lourenço destacou os progressos alcançados pela Rússia nas últimas décadas, fundamentalmente desde 1982.

Em visita à Rússia a convite do homólogo Vladimir Putin, o chefe de Estado angolano manifestou o interesse de fortalecer os laços e a cooperação bilateral.

Já Vladimir Putin convidou o Estadista angolano a participar no fórum Rússia-África, a ser realizado na cidade russa de Sochi a 24 de Outubro próximo.

Segundo o Presidente russo, o referido fórum será uma oportunidade de continuar o diálogo com Angola de encontrar novos caminhos para desenvolver laços os económicos.

Entretanto, o Presidente João Lourenço depositou esta quinta-feira uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.

Inforpress/Angop/Fim

 

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos