Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – A representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, foi hoje à Presidência da República apresentar a José Maria Neves alguns pontos gerais da campanha “16 dias de activismo para a erradicação da violência contra as mulheres”.
Com o Chefe de Estado, disse Ana Graça, foram igualmente abordados assuntos atinentes aos direitos humanos e outros que se prendem com o quadro de cooperação entre as Nações Unidas e Cabo Verde.
Sobre as grandes prioridades, avançou que são aquelas que estão a ser tratadas pelo Governo e pelo País, há cerca de um ano e meio e “estão espelhadas na ambição 2030”.
“Estamos a falar dos grandes eixos que têm, efectivamente, o potencial para alavancar de uma forma mais inclusiva e mais justa a economia cabo-verdiana, seja a questão dos oceanos, economia azul e acção climática”, apontou a representante da União Europeia na Praia.
Instado sobre o novo quadro de cooperação entre o arquipélago e as Nações Unidas, adiantou que neste momento se está a terminar a “avaliação independente” do actual que termina no final do próximo ano.
“Será um quadro muito mais concentrado nas prioridades nacionais estratégicas. Será um quadro em que mais agências e entidades especializadas das Nações Unidas vão ter uma intervenção em Cabo Verde, em coordenação e colaboração com o Governo e a sociedade civil”, lançou Ana Graça, esperando que a parceria com o sector privado “seja mais acentuada e bem definida”.
Sobre a avaliação que faz da cooperação entre as Nações Unidas e o País considerou “muito positiva” porque se conseguiu contemplar sectores importantes, como saúde, economia, impacto social, além das bases lançadas para algumas análises “muito importantes” sobre, por exemplo, a questão da vulnerabilidade do arquipélago, enquanto estado insular.
Revelou ainda à imprensa que convidou José Maria Neves a estar presente no Fórum Económico de África, que vai acontecer na ilha do Sal, de 02 a 04 de Dezembro.
O Chefe de Estado recebeu ainda em audiência o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva que disse à imprensa ser uma “grande honra”, se pudesse contar com José Maria Neves como presidente de honra das comemorações do centenário da cidade de São Filipe, que se assinala a 12 de Julho do próximo ano.
LC/ZS
Inforpress/Fim