Ana Graça aborda com PR contribuição de Cabo Verde na Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A Coordenadora Residente das Nações Unidas, encontrou-se hoje com o Presidente da República com quem abordou a contribuição de Cabo Verde na Agenda de Desenvolvimento Sustentável a ser levada à Assembleia Geral das Nações Unidas a 21 de Setembro.

Ana Graça, que falou à imprensa após reunir-se com Jorge Carlos Fonseca, realçou que a conversa incidiu sobre os temas que vão nortear, este ano, a 76ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece entre os dias 21 e 27 de Setembro, em Nova York.

Conforme sublinhou, os temas para a Assembleia Geral são dedicados à resiliência, da recuperação da covid-19, ao planeta sustentável, aos direitos humanos e à importância do mutualismo.

“Estivemos a trocar impressões já que ele vai chefiar a delegação cabo-verdiana nestas temáticas e sobre o papel que Cabo Verde tem tido em algumas áreas específicas como a nível da agenda dos Estados insulares”, disse.

Segundo a Coordenadora Residente das Nações Unidas, a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU vai ser uma ocasião especial para se reforçar a importância da vulnerabilidade dos pequenos Estados insulares, assim como o impacto que essa vulnerabilidade tem em termos de desenvolvimento sustentável e ao acesso ao financiamento.

“A questão da resposta à covid-19 e a vacinação, Cabo Verde tem sido um exemplo na região pela boa campanha e taxa de vacinação, pelo que é uma oportunidade para fazer um apelo da necessidade global para os outros países que necessitam da solidariedade e das vacinas”, ressaltou.

Apesar do incentivo para que os países reforcem o pedido quanto às suas necessidades, Ana Graça também reconhece que é difícil haver uma boa resposta já que todos os países estão a enfrentar dificuldades.

No entanto, avançou que países como Cabo Verde, pelas suas características inerentes à sua natureza arquipelágica é, de certeza, um assunto “importante” na 76ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reiterou ainda que um país como Cabo Verde tem tido papel importante em debates a nível global sobre vários temas.

PC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos