Agentes recebem formação para intervirem na prevenção do uso do álcool e outras drogas no seio da Polícia Nacional

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – Vinte e um agentes da Polícia Nacional (PN) iniciaram hoje uma formação de quatro dias, ministrada pela CCAD, que os capacita a intervir na prevenção do uso do álcool e outras drogas no seio da PN.

A formação, que acontece de 06 a 09 deste mês, está a ser realizada numa parceria entre a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) em parceria com a Divisão de Serviço de Saúde do Serviço Social da Polícia Nacional.

Na ocasião, o director do Serviço Social, Bremen Cardoso, enalteceu esta parceria, afirmando que a questão do álcool é um tema muito caro, que tem atingido as instituições de forma transversal e que a Polícia Nacional não foge à regra.

Avançou que ainda durante este ano tiveram situações de efectivos com problemas ligados ao álcool no serviço social e que tivemos que fazer alguns encaminhamentos para tratamentos, através da divisão do Serviço de Saúde da PN.

Os dados desta unidade da Polícia Nacional, apontam que, de Setembro de 2021 a esta parte, tiveram 18 casos de uso do álcool, sendo sete encaminhados para o tratamento, e todos, excepto um, que continua ainda no tratamento, já estão reintegrados na corporação.

Por seu lado, a secretária executiva da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas CCAD, Eloisa Borges, reconheceu que a nível nacional, e em todos os sectores, o único caminho é trabalhar na prevenção.

“Temos sim que dar resposta ao tratamento às pessoas que nos procuram, mas, o caminho certo é trabalhar na prevenção. Porque o uso de substâncias psicoativas e principalmente do álcool aqui em Cabo Verde é um problema grave, e a Polícia Nacional é uma parceira imprescindível para nós”, disse.

Ou seja, para a CCAD fica mais fácil que a prevenção se faça dentro da instituição porque conhecem a realidade, sendo o propósito da formação, capacitar os formandos de modo a intervirem na prevenção do uso do álcool e outras drogas no seio da Polícia Nacional.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos