Actividades da IX Semana da República descentralizam-se por quatro cidades e chegam à diáspora via Internet

Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – As actividades da IX Semana da República, promovida pela Presidência da República, vão este ano descentralizarem-se pelas cidades do Porto Novo, Mindelo, Assomada e Praia e chegarão também à diáspora via Internet.

Conforme anunciou hoje a organização, nesta nona edição conta-se com a parceria da União Europeia, da Universidade de Cabo Verde e das câmaras dos municípios onde decorrerão as actividades.

Os temas das conferências vão, segundo a mesma fonte, procurar estar em “franca sintonia” com a actualidade, quer nacional, quer internacional, trazendo opiniões e visões de analistas e investigadores nacionais e estrangeiros, numa contribuição para um melhor conhecimento dos fenómenos sociopolíticos dos tempos actuais.

Sob discussão, avançou a Presidência da República, estarão temas como a “Lei da Paridade e emancipação das mulheres”, marcado para o dia 14 de Janeiro em Assomada, “Democracia, populismo e Estado de Direito em África”, dia 15 em Porto Novo, assim como “Consolidação do Estado de Direito em África: independência e o papel das lideranças, o desenvolvimento sustentado, o caso de Cabo Verde”, que acontece igualmente em Porto Novo, no dia 16.

Outros temas serão “O lado B da Europa: Europa, Século XXI, Um retrato político e social”, agendado para acontecer em Mindelo no dia 16 de Janeiro, “Análise política: a importância do jornalismo e a crise da democracia”, dia 17 na Cidade da Praia, tal como o “Populismo hoje: a ameaça do populista nas relações internacionais conterrâneas” e “Cabo Verde, o populismo tem vez?”.

As actividades acontecem entre os dias 13 e 20 de Janeiro, duas datas que, conforme a organização, “são como dois órgãos essenciais de um mesmo corpo, que é o Estado, e desse espírito único que é o sentir da Nação cabo-verdiana, e que nasceram a pensar nos homens e nas mulheres destas ilhas”.

Comemora-se a 13 de Janeiro o Dia da Liberdade e da Democracia e a 20 de Janeiro o Dia dos Heróis Nacionais.

Para além de Cabo Verde, fez saber a Presidência da República, esta edição irá ser transmitida para a diáspora, via Internet, onde irão também decorrer “algumas acções” enquadradas nos temas em discussão.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos