Acrides realiza jogos tradicionais para promover brincadeiras entre crianças e seus familiares

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) vai promover sábado, na zona de Tira Chapéu, na Cidade da Praia, um conjunto de jogos tradicionais para que as crianças possam partilhar com os pais jogos de antigamente.

O evento, considerado lucido, recreativo e cultural que possa ser praticado por crianças, jovens e familiares, visa, segundo a secretaria executiva da Acrides, fazer com que os pais possam brincar como os filhos ensinando-os a praticar alguns jogos que ajudam a exercitar a memória.

“Os jogos de saco, cartas, malha, bolas, ‘frikefrake’ e outros estão referenciados como os mais antigos e que os mais velhos possam transmitir aos mais jovens que hoje já não brincam, mas estão no telemóvel a visitar os sites das redes sociais”, disse Carmem Delgado.

Os jogos, salientou, estão sujeitos a regras, desde os sistemas de pontuação às formas de organização e às técnicas utilizadas e podem ser transmitidos como valores que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

Além dos jogos que vão estar concentrados no campo de futebol do bairro de Tira Chapéu, a Acrides vai também promover um intercâmbio entre crianças deste bairro e de comunidades de arredores, feira de saúde bocal e nutrição para crianças.

No fim das actividades, a Acrides e familiares de Tira Chapéu vão oferece aos participantes no evento uma sopa para o convívio de todos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos