Xi Jinping quer mulheres motivadas a contribuírem para modernização chinesa

Beijing, 31 Out (Inforpress) – Xi Jinping, secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), pediu na segunda-feira esforços para organizar e motivar as mulheres a contribuírem com sua força para a modernização chinesa.

Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, realçou seguir um caminho socialista com características chinesas para o desenvolvimento das mulheres, durante uma conversa com a nova liderança da Federação Nacional de Mulheres da China (ACWF, em inglês).

A mesma fonte enfatizou o papel “insubstituível” das mulheres em transformar plenamente a China em um país forte e alcançar o rejuvenescimento nacional através de um caminho chinês para a modernização, o que exige que todos os chineses trabalhem juntos.

Desde o 18º Congresso Nacional em 2012, o Comitê Central do PCC fortaleceu sua liderança geral sobre a causa do desenvolvimento das mulheres, aprimorou o sistema legal para proteger os direitos e interesses das mulheres e melhorou o ambiente para o desenvolvimento das mulheres, disse Xi.

Ao longo dos últimos cinco anos, observou, as federações das mulheres em todos os níveis cumpriram seriamente suas responsabilidades de orientar, servir e manter laços com as mulheres.

“Elas fazem um trabalho excelente na salvaguarda dos direitos de mulheres e no cuidado delas e fazem esforços contínuos para aprofundar a reforma das federações de mulheres”, acrescentou.

Para o Presidente chinês, o avanço da causa das mulheres não só facilita o desenvolvimento individual das mulheres, mas também promove a harmonia familiar e social, bem como o desenvolvimento do país e da nação chinesa.

“É necessário intensificar a orientação sobre as perspectivas dos jovens no casamento, gravidez e família”, disse ele, exortando as federações de mulheres a aperfeiçoar e implementar políticas de natalidade de apoio, aumentar a qualidade do desenvolvimento populacional e responder ao envelhecimento populacional.

Ressaltando que proteger os direitos e interesses legítimos de mulheres e crianças e que promover a igualdade de género e o desenvolvimento geral de mulheres e crianças são componentes importantes da modernização chinesa, Xi pediu que as federações de mulheres em todos os níveis intensifiquem os esforços para resolver os problemas proeminentes que afectam e infringem os direitos e interesses das mulheres e crianças.

 

Em nome da nova liderança da ACWF, Shen Yiqin, presidente da ACWF, fez um relatório sobre o 13º Congresso Nacional das Mulheres e os arranjos de trabalho futuro da ACWF.

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos